top of page
Foto do escritorFrederico Braga

Quando você faz o show, mas ninguém presta atenção.

O início do ano é um ótimo momento para ajustar a percepção que os clientes têm da sua marca.

Storybranding 2.0

Pergunta:  Você sabe a definição das palavras?


  • Produto

  • Marca

  • Branding

  • Significados atribuídos 

  • Significados associados


Todas as definições fazem parte da marca (brand). Contudo, em uma delas há uma oportunidade incrível para ganhar com a estratégia de comunicação de marca.


Produto

Algo que é comprado para exercer uma função, seja um bem ou serviço.


Marca

A designação da sua empresa e dos seus produtos para se destacar no mercado. Inclui nome, logo e posicionamento.


Branding: Gestão de marca

É a estratégia de comunicação para gerenciar a identidade e percepção da marca.


Significados atribuídos (Assigned meanings)

São as mensagens que a empresa publica. É a história da marca contada de forma estratégica.


Significados associados (Associative meanings)

São as conexões emocionais e espontâneas que as pessoas formam com a marca, influenciadas por experiências, memórias ou percepções pessoais. É como o público sente a marca.


Hoje em dia, você deve estar mais atento aos significados associados, e vou te dizer o porquê.


Para associar significados, o público precisa ter um contato direto com o produto ou ser exposto a uma experiência com a marca (dele ou de outra pessoa).

Uma diferença fundamental entre significados atribuídos e significados associados é que os atribuídos estão sob controle de quem vende. Já os significados associados, não. Você pode garantir que sua comunicação mostre que você é o melhor no mercado, mas não controlar como isso será percebido pelo público.


O verdadeiro desafio de uma marca está em influenciar os significados associados.


Não importa qual seja a marca ou o que ela vende, o objetivo de um marketing estratégico é otimizar a influência nos significados associados e, assim, alcançar o sucesso. (Vale lembrar: sucesso no marketing nem sempre é medido em vendas.)

O livro StoryBranding 2.0 (não confundir com Story Brand) propõe uma forma de influenciar os significados associados por meio do storytelling. Mais uma vez, percebemos que as histórias são a base de tudo – ainda mais no universo digital. Quem conta uma boa história tem audiência, e quem tem audiência, tem tudo.


E o que tem uma boa história?

Heróis cativantes, vilões memoráveis, arco narrativo, tema universal e autenticidade. Como espectadores, torcemos para um final feliz. Atualmente, a diferença é que o cliente faz parte dessa história. Ele interage, atua diretamente, como se a história fosse dele. Parece que as marcas estão participando da história do cliente, e não o contrário.


Meta: Criar uma marca que se destaque pelo propósito da sua história. Esse é o grande desafio para quem deseja vender na internet.


Vai sair um vídeo no Ler é Verbo sobre isso, mas você já pode adiantar e ler aqui: Storybranding 2.0: https://amzn.to/41RW5fa

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page